experimento A/B: Entregas Shopee aos Domingos
Para otimizar a experiência do cliente, um experimento A/B foi proposto, com o propósito de verificar se a inclusão das entregas aos domingos impacta positivamente nas métricas de satisfação e vendas. A formulação da hipótese central a ser testada é: ‘A disponibilização de entregas aos domingos aumenta a taxa de conversão e melhora a satisfação do cliente’. A definição clara das métricas de sucesso inclui o aumento da taxa de conversão (pedidos finalizados), o aumento da satisfação do cliente (avaliada por pesquisas de satisfação pós-entrega) e a redução do tempo médio de entrega.
O grupo de controle continuará com o modelo de entrega atual, sem entregas aos domingos. Já o grupo experimental terá a opção de entrega aos domingos habilitada. Para ilustrar, imagine que 50% dos usuários visualizam o grupo controle e os outros 50% o grupo experimental. A duração do experimento será de quatro semanas, o que justifica o prazo pela necessidade de coletar informações suficientes para identificar padrões co
nsistentes e mitigar o impacto de flutuações sazonais. Os recursos necessários para a implementação do experimento incluem a integração com os parceiros logísticos, a configuração do sistema de entregas da Shopee e o desenvolvimento de painéis de acompanhamento das métricas.
Entregas Dominicais: O Impacto na Experiência
Agora, vamos entender melhor como tudo isso funciona. Imagine que a Shopee quer saber se realmente vale a pena entregar aos domingos. A ideia central é simples: será que as pessoas ficam mais felizes e compram mais se puderem receber seus produtos no domingo? Para descobrir, a Shopee faz um experimento, como se fosse uma receita de bolo. Metade das pessoas continua recebendo as entregas como sempre, e a outra metade passa a ter a opção de receber no domingo. É como comparar dois bolos, um com um ingrediente extra (a entrega no domingo) e outro sem.
O propósito é verificar se o bolo com o ingrediente extra faz mais sucesso. As métricas de sucesso, nesse caso, são o aumento de vendas e a satisfação do cliente. Se as vendas aumentarem e as pessoas ficarem mais satisfeitas, a Shopee sabe que a entrega no domingo é uma boa ideia. A duração desse experimento é crucial, pois precisa ser longa o suficiente para ter certeza de que os resultados são verdadeiros e não apenas um acaso. Para colocar tudo isso em prática, a Shopee precisa de recursos, como ajustar o sistema de entregas e acompanhar de perto os resultados.
Shopee e os Domingos: Um Futuro de Entregas?
a experiência nos ensina, Pense na Shopee como um jardineiro que está plantando sementes de melhoria contínua. Uma dessas sementes é a entrega aos domingos. A empresa divide seus clientes em dois jardins: um onde as entregas aos domingos florescem e outro onde o cronograma de entrega permanece inalterado. A formulação da hipótese central a ser testada é se esse novo ‘fertilizante’ (entregas aos domingos) produzirá frutos mais saborosos (maior satisfação do cliente e aumento nas vendas).
As métricas de sucesso são como os frutos que colhemos. Contamos quantos frutos são colhidos (taxa de conversão), medimos o quão suculentos eles são (satisfação do cliente) e observamos quanto tempo leva para amadurecerem (tempo de entrega). A duração do experimento é o tempo que o jardineiro espera para observar se a semente germina e cresce. Os recursos necessários são a água, o sol e o solo – ou seja, a integração com parceiros logísticos, a configuração do sistema e o monitoramento dos resultados. Por exemplo, se o grupo experimental tiver um aumento de 15% na taxa de conversão e uma melhora significativa na satisfação, a Shopee poderá expandir as entregas aos domingos para todos os clientes.