Entenda o Cupom de R$70 para Novos Usuários Shopee

A obtenção de um cupom de R$70 para a primeira compra na Shopee representa uma excelente oportunidade para novos usuários experimentarem os benefícios da plataforma. Para otimizar a utilização desse recurso, propomos um experimento A/B focado em diferentes abordagens de comunicação. A formulação da hipótese central a ser testada é: “A apresentação de exemplos concretos de produtos que podem ser adquiridos com o cupom de R$70 expandirá a taxa de utilização do mesmo”.

Definimos como métrica de sucesso a taxa de utilização do cupom, mensurada pela porcentagem de usuários que resgatam e aplicam o cupom em uma compra dentro do período do experimento. Para o grupo de controle, será apresentada a mensagem padrão da Shopee sobre o cupom de primeira compra, destacando apenas o valor do desconto. Em contraste, o grupo experimental receberá a mesma mensagem, acrescida de exemplos visuais e textuais de produtos populares que podem ser adquiridos com o desconto, como acessórios de moda, itens de beleza ou pequenos eletrônicos.

A duração do experimento será de duas semanas, justificável pelo tempo necessário para coletar um volume de informações estatisticamente significativo, considerando o fluxo diário de novos usuários na plataforma. Os recursos necessários para a implementação do experimento incluem a criação de peças de comunicação específicas para o grupo experimental, o monitoramento das taxas de utilização do cupom para ambos os grupos e a análise dos resultados para determinar a eficácia da abordagem com exemplos.

Desvendando o experimento A/B do Cupom: O Que Esperar?

Imagine que temos duas versões de um anúncio para esse cupom de R$70. Uma versão é simples, só fala do valor do desconto. A outra mostra alguns produtos que você pode comprar com ele, tipo um fone de ouvido ou uma blusinha. A pergunta que queremos responder é: qual dessas versões faz com que mais gente use o cupom?

Para descobrir, vamos empregar um experimento A/B. É como se fosse uma competição entre as duas versões. A métrica principal aqui é a taxa de uso do cupom. Ou seja, quantos novos usuários realmente pegam o cupom e fazem uma compra com ele. Se a versão com os exemplos de produtos tiver uma taxa de uso maior, isso significa que ela é mais eficaz.

O grupo de controle, nesse caso, é o pessoal que vê o anúncio simples, sem os exemplos. Já o grupo experimental é quem vê o anúncio com os exemplos. Vamos deixar o experimento rodando por duas semanas. Esse tempo é crucial para termos informações suficientes e confiáveis. Precisamos de gente nova entrando na Shopee todo dia pra que o experimento funcione bem. Para fazer tudo isso, precisamos construir os anúncios, monitorar quem usa o cupom e interpretar os resultados no final.

Do Clique ao Checkout: O Impacto Real do Cupom Shopee

Pense no cupom de R$70 como uma semente. Plantamos essa semente (o cupom) na mente do novo usuário. A forma como apresentamos essa semente – com ou sem exemplos de produtos – pode influenciar o quão ágil e forte essa semente germina (a utilização do cupom).

No grupo de controle, a semente é jogada na terra sem muitos detalhes: “Cupom de R$70 para sua primeira compra!”. Já no grupo experimental, a semente vem acompanhada de uma foto de um belo girassol: “Cupom de R$70! Que tal um novo acessório de celular ou um item de maquiagem?”. Acreditamos que mostrar o desfecho potencial (os produtos) aumenta a probabilidade de o usuário querer plantar a semente (empregar o cupom).

Após duas semanas, colheremos os frutos. Compararemos a taxa de utilização do cupom entre os dois grupos. Se o grupo experimental tiver uma taxa significativamente maior, teremos evidências de que a abordagem com exemplos é mais eficaz. Alguns exemplos de produtos que podem ser exibidos são: capinhas de celular, pulseiras, brincos, batons, máscaras faciais. A análise final nos dirá qual “plantação” rendeu mais frutos, guiando futuras estratégias de comunicação.